13º FÓRUM DE SOLUÇÕES INTEGRADAS

30 DEZ 2016

A escolha do tema do ano é o primeiro grande desafio da organização do Fórum de Soluções Integradas (FSI). Competitividade em um ambiente desafiador, foi definido baseado no quadro econômico, político e social do Brasil de 2016. Independente destes aspectos, as empresas precisam e devem trabalhar à margem, buscando soluções inovadoras, estratégias diferenciadas, sempre entendendo a mensagem que cada segmento passa em momentos de turbulência de mercado. E, foi isto que cada patrocinador e apoiador levou de retorno para os participantes. Como cada empresa reagiu e se posicionou para atender o mercado em 2016. Os palestrantes também se posicionaram em relação ao tema. Paulo Machado, diretor comercial da Videojet, trouxe a rastreabilidade como um diferencial competitivo neste ambiente, atendendo as normas de mercado, proporcionando garantia de origem, segurança contra falsificação e acima de tudo, um link com toda a cadeia produtiva.

Sonia Corazza, especialista cosmética, transmitiu uma visão personalizada e bem-humorada sobre os caminhos da inovação no segmento cosmético, nos fazendo entender a proximidade entre preservação do planeta, longevidade das pessoas, impactos do comportamento do consumidor e tendências futuras em produtos e serviços.

Arnaldo Jabor, jornalista, escritor e cineasta, conhecido por suas crônicas no Jornal da Globo e em tantas outras mídias, traçou um perfil histórico desde a colonização do Brasil. Hábitos, costumes, relações entre povo, poder, governo, políticos. Chegou até aos dias atuais, pós-impeachment, deixando uma mensagem otimista para o futuro, principalmente pelo desenrolar da Operação Lava Jato e a punição aos responsáveis por tantos desmandos.

A mensagem final foi pautada na esperança e otimismo para os próximos anos, tanto em investimento como em expectativas. Fato que a pesquisa do IBRC (Instituto Brasileiro de Relacionamento com Clientes), feita antecipadamente com mailing do FSI comprovou.

Obrigado à todos, que com a participação nos inspiram há 13 anos para elaborar um Fórum de Soluções Integradas cada vez melhor, tanto em conteúdo técnico, como em sintonia com a realidade econômica e empresarial de nosso país.

Sérgio Damião Lopes - Administrador de Conta SP